O Esoterismo

A definição de esoterismo refere-se à busca de algo oculto, vincula-se ao conhecimento interior, é uma definição da espiritualidade do ser humano e do seu processo evolutivo. O esoterismo não é satânico e não é bruxo. Este termo em sua etimologia vem do grego esōterikós composto de esōtérō, que quer dizer mais adentro, semelhante à etimologia do vocabulário ocultismo do latim ocultus, que significa secreto. Nesta lista podemos incluir tradições e disciplinas, contos como o hermetismo, a astrologia, a cábala, o tarô, a numerologia, o significado dos sonhos, a clarividência, o I-Ching, as runas, a alquimia e muitos outros.

Em essência, a qualificação oculta ou esotérica, independentemente da tradição do que se refere, está relacionada ao processo de transformação pessoal que o ser humano experimenta na medida em que segue o caminho oferecido por cada uma de suas tradições, mas o propósito sempre é a expansão da consciência. Não devemos confundir esotérico que se refira a algo oculto, de difícil compreensão, como as ciências ocultas, com exotérico que designa esse conhecimento ou doutrina que é acessível a todos; O exotérico é o que corresponde aos dogmas e rituais exteriores. Embora se pronuncie igual e tenha semelhança ao escrever, seus antônimos.

Em geral, não se sabe quando nasceu o esoterismo, mas você pode confirmar que as práticas esotéricas têm quilômetros de anos na história da humanidade. Nos tempos passados, o esoterismo e o ocultismo eram afiliados à metafísica que é o estudo alem do mundo físico, ou seja, da essência e da razão do ser. Alguns dos metafísicos mais conhecidos são Platao, Aristóteles, Descartes, Pitágoras e Leonardo da Vinci.

Na região oriental, as escolas esotéricas são milenarias, mas na zona ocidental são muito mais recentes. As mais remotas que se conhecem são as Rosacruzes ou a Maçonaria, que representam mais de 400 anos de tradição. Ela foi dinfundida na Europa durante a Idade Media e após a colonização da América se estendeu ao continente americano.

As influências esotéricas são encontradas diariamente. Toda religião apresenta termos esotéricos e exotéricos. O esoterismo cristão se espalha no Vaticano, nas suas bibliotecas, nos exorcismos, nos segredos iniciados da ordem dos sacerdotes, no párroco católico que, através de movimentos e palavras específicas que têm poder, ele confiere à hóstia uma energia que ao contatar os feligreses esses se sentem beneficiados de alguma forma. A igreja se denomina milagrosa, mas na verdade são métodos esotéricos, é dito, reservados a um grupo de pessoas com uma preparação específica, e é que antigamente as lições ocultas foram transmitidas oralmente e apenas para os iniciados, preservando um secretismo. Os ocultistas, especialistas do mundo invisível, praticantes de ritos analógicos na igreja e sua origem é anterior ao nascimento do cristianismo, onde esses rituais já foram consumidos pelos povos pagãos dentro das cerimônias mais usuais.

Ao longo da história, o desenvolvimento psíquico do homem foi monopolizado pelas religiões e podemos notá-lo na negação da alma. Os conhecimentos sempre foram limitados para uma minoria, mas eu me atreveria a afirmar que está preparando o terreno para que essas lições sejam mais públicas, permitindo uma maior amplitude mental e acabando com alguns preconceitos infundados. Disciplinas esotéricas como o tarô e a astrologia já estão integradas à nossa cultura ocidental. Não é importante o método ou tradição, sempre eleja o que for o melhor para você, a beleza se encontra na diversidade. Quando você ativar esse enorme potencial em seu interior, elevará sua consciência. “Conhece, a ti mesmo“.

Autor: Aline Rubi

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.