A Bíblia Deísta








De Chuck Clendenen – August 2009 Chuck Clendenen - Agosto de 2009


A Bíblia afirma ser a palavra sagrada de Deus. Os deístas consideram a natureza a palavra de Deus. Para eles é a verdadeira Bíblia que precisamos manter em reverência. Não há praticamente nada sobre a qual todos deístas concordam, assim como poderia haver um único livro que todos os deístas reconhececem como sua Bíblia? Eu acho que uma Bíblia deísta deve ser um trabalho individual ou compilação, embora pudesse ser útil para muitos, é necessário uma estrutura para ajudar a organizar o seu próprio pensamento.. Mas a Bíblia deísta deve ser dinâmica, em constante mutação, sempre em crescimento.

A Bíblia deísta deve ser reconhecida como obra do homem, assim como a maioria dos deístas acreditam. Eu sei que todos os outros textos sagrados foram trabalho dos homens. Para mim e para muitos deístas, é importante reconhecer e respeitar as religiões mais antigas do que as nossas crenças. O fato de já não acreditar no que as religiões afirmam, não negamos o fato de que essas religiões sustentaram nossos antepassados, e estão fortemente entrelaçadas no tecido da sociedade da qual fazemos parte. Essas são as crenças religiosas dos nossos amigos e parentes. Desrespeitar as suas crenças está a desrespeitar os crentes. Temos, naturalmente, que pedir o mesmo respeito em troca, mas não podemos ter nenhuma expectativa de receber o respeito que nós não estamos dispostos a oferecer. Isso é apenas razoável. Talvez ter um jornal está mais perto para um deísta do que ter uma Bíblia.

Os livros listados abaixo são fluidos, dinâmicos e, como todas as crenças deístas, sujeitas a mudanças. São princípios, não terminam. Estas são algumas das minhas próprias reflexões, mas a maioria são os esforços colaborativos dos deístas em discussão no site PositivDeism, que entrou no calendário deísta de 2009.

A Bíblia deísta cresce como o seu dono. O dono desta Bíblia pode e deve livremente adicionar e excluir seu conteúdo. A Bíblia deve ser um reflexo do pensamento individual de um deísta. Seu conteúdo pode ser público ou privado, como muitos deístas consideram oportuno. A Bíblia deísta contém tantos livros quanto os desejos deístas. Ou, se a idéia de uma Bíblia deísta não funciona para você, rejeite-a completamente.

Genesis


No início, havia outras crenças. E foi bom (ou quase bom). Nós acreditamos que fomos criados para acreditar. Fomos ensinados a amar os nossos vizinhos, mas fora da igreja, parecia que o amor era muitas vezes inexistente. Descobrimos outras diferenças entre o que nos disseram para acreditar e que observamos. Perguntamo-nos, oramos, mas não encontramos respostas, por isso achamos que precisávamos de mais fé. Então, como nós crescemos, nós olhamos a nossa Bíblia, analisamos a nossa fé, e nós descobrimos que aquilo estava errado.


Êxodo

E assim deixamos a fé de nossos pais para trás. Fugimos do que tinha começado a sentir-se como uma bobagem, e nós vagamos pelo deserto. Amigos e família implovam para reconsiderarmos a nossa fé, mas precisávamos de encontrar um lar. Tínhamos chegado a uma percepção de que estávamos vivendo uma mentira, e precisava encontrar a verdade. Depois de passar um longo tempo pesquisando, chegamos à conclusão de que a viagem foi pelo menos tão importante como o destino, e assim nos tornamos deístas, acreditando em Deus, e esforçando para encontrarmos o nosso propósito na vida. E como já viajamos descobrimos que há muitas coisas verdadeiras. Devemos cada um decidir o que é verdadeiro para nós.

Razão

The Book of Reason é provavelmente o livro mais importante para escrevermos a Bíblia deísta. Os deístas depositam sua fé na razão. A paixão pela razão, em todas as coisas é uma característica marcante de praticamente todos os deístas. Devemos fazer o nosso próprio pensamento crítico. Dogma é um anátema para nós. Razão formas nossos pontos de vista da criação, o Criador e a vida, mas cada um de nós tem nossas razões de forma ligeiramente diferentes, que proporcionam uma maravilhosa e rica diversidade de pontos de vista para compartilharmos.. Razão molda a nossa moralidade.

Natureza

Conhecemo-la por vários nomes: Natureza, da Criação, do Universo. Os deístas não têm nenhum dogma, nenhuma exigência para adorar, mas se temos alguma coisa em reverência, seria a Natureza. E se damos graças, cabe a providência de Deus através da natureza, porque é da natureza que vem, e é a Natureza que vamos voltar. Nenhuma criação do homem perdurará por muito tempo, mas a Natureza resistirá até o momento que não existir mais. 






Experiência

Para crescer, temos de agir. Para agir, é preciso assumir riscos. Quando assumimos riscos, às vezes falhamos. Mas se não conseguirmos ter sucesso ou, quando tentamos, a experiência que ganhamos. É um ganho e não uma perda.

Dúvida

Nós mantemos nossos olhos no futuro. Nós olhamos para a razão, a natureza e com experiência. Rejeitamos dogma. Dogma é a autoridade, a crença assente que não pode ser contestada ou posta em dúvida. O curto período em que a Bíblia cristã é "Jesus chorou". A menor pena na Bíblia Deísta seria provavelmente o "deísta dúvida."

Respeito

Quando nós mostramos o respeito aos outros, reconhecemos o valor das suas qualidades pessoais ou habilidades. Nós reconhecemos que o mundo é um lugar melhor com eles na mesma. Nossas crenças não são todas preto e branco e dogmáticas. Deísmo nos fornece uma rica tapeçaria de personagens e idéias, a maioria das quais podem ser estimados e dignos, e todos merecem respeito.

Fim

Ser um deísta não é necessariamente fácil. Tornando-se um Deista muitas vezes envolve afastar de uma fé de que amigos e familiares ainda se apegam. É preciso um forte senso de propósito de resistir à pressão de seus entes queridos, que significa bem, quando pedem que você se apegue ao velho das desconfortável crença. Mas se você está sempre a cumprir o seu propósito de encontrar o seu verdadeiro eu, você deve desviar.

Conhecimento

Os deístas não têm a pretensão de saber toda a verdade. Eles olham para ela em toda parte: na natureza, em muitas obras escritas, nas palavras de um amigo. Conhecimento acena, e a razão renova nosso curso. Deísmo é uma viagem, não um destino.

Curiosidade

Tudo exige investigação até nós pessoalmente estarmos convencidos de que nós temos a resposta que funciona melhor para cada um de nós. . Curiosidade mantém nossas mentes jovens.

Liberdade

Os deístas são livres-pensadores. Controle, dogma e obediência cega são inimigos do livre pensamento. Os deístas partilham algumas ideias gerais sobre a natureza e criação, mas nós tendemos a acreditar que é muito pouco em termos absolutos ou liquidados. Para ficar vinculado por uma fé inquestionável a um conjunto de crenças dogmáticas religiosas deve ser abafada e sufocada, e nossas mentes deve respirar livre.

Mente aberta

Mentes abertas são receptivas a novas idéias e possibilidades. Mentes fechadas são estagnadas e irracionais. Mentes Deístas devem ser mentes abertas que são capazes de crescimento, adaptação e aceitação de novas verdades. O organismo que não consegue se adaptar acabará por se extinguir.

Humanidade

Devemos nos esforçar para sermos pessoas melhores, não porque nascemos pecadores, mas porque nascemos ignorantes. Para se tornar humano, devemos perder a nossa ignorância e aprender a bondade e benevolência. Deixar a ignorância de lado e pensar criticamente diminui a nossa humanidade.

Harmonia

A harmonia é muito mais do que a adição regular de duas ou mais coisas. Harmonia é uma bela e agradável mistura de elementos que resulta em todo o ser muito mais do que a soma de suas partes Harmonia é acordo e paz, qualidades essenciais da sabedoria, a que todos aspiramos. 


Maravilha 


A vida será sempre um mistério, mesmo quando a vivemos. Uma vida nunca poderia ser o suficiente para ver tudo e resolver tudo. E assim nossa vida é um interminável processo de descoberta. Há uma nova maravilha a cada esquina, e quando não há mais maravilhas para contemplar, saberemos que atingimos o fim da vida.

Tindal

Tindal foi um deísta muito influente. E se você é novo ao deísmo (ou mesmo a velho ao deísmo), é uma obra seminal. Mesmo se você não concordar com cada palavra, você vai entender e concordar com muito do que Tindal tinha a dizer se você é um deísta..

Paine 


o trabalho veio mais cedo, mas Thomas Paine na Idade da Razão deve ser creditada como uma das melhores representações do deísmo do século 18, especialmente na América do Norte. Se você concorda com as conclusões do Paine ou não, se você acha que Paine é muito negativo ou não, você deve concordar que Paine é provavelmente o mais reconhecido do mundo deísta. Muitos são seus argumentos contra a religião revelada. Paine.Talvez esses argumentos eram necessários nos dias de Paine. Há muitas passagens na Idade da Razão que vale a pena revisitar.

Novo Testamento

O Velho e o Novo Testamento da Bíblia cristã são tão diferentes como a noite e o dia. Da mesma forma, o deísmo hoje é diferente do deísmo de Tindal, Herbert, Paine e Palmer. No deísmo contemporâneo reconhecemos a sua fundação no deísmo clássico, mas o deísmo hoje faz muito mais do que rejeitar e criticar o cristianismo e a religião revelada. Através de uma aplicação adequada da razão e do respeito que podemos chegar à conclusão de que não é necessário derrubar outras religiões para construir o deísmo.


A Internet ea sua capacidade de disseminar informações de forma ampla e barata causou um ressurgimento do deísmo. Não pode ser considerado uma religião popular, mas certamente é muito mais conhecido do que era de 10-15 anos atrás. Alguns elementos de diferentes abordagens para atrair as pessoas para o deísmo uma ampla variedade de pessoas que procuram um nome para o que elas acreditam.

Comparada com a história do deísmo, este Testamento está ainda em sua infância, mas o deísmo continua a crescer e amadurecer como uma religião, como um sistema de crença, como uma filosofia e como uma visão de mundo. Considere a Aliança e a União Brasileira dos Deístas. Considere diversas abordagens para o deísmo. Há muitos por aí, esperando para ser descoberto. Torne-se um explorador.

Revelações 


E assim, esta primeira edição da Bíblia deísta termina aqui. Cabe a todos nós para sugerir inclusões ou exclusões. Todos nós editarmos a nossa própria versão. Onde vai nossa Bíblia a partir daqui é uma escolha individual. Um deísta não teria nenhuma outra maneira. As revelações que adicionarmos aqui será revelações para nós sozinhos, mas a partilha é uma opção a considerar. As citações e idéias que coletamos pode ser benéfica para muitos outros deístas nos próximos anos. Ou a nossa Bíblia pode tornar-se demasiadamente pessoal e privada, para compartilhar. A escolha deve ser sempre nossa.






12 comentários:

  1. O deísmo é a resposta para perguntas que fiz durante toda a minha vida. Não me encontrava em nenhuma religião. Conheci o deísmo há pouco tempo, mas logo percebi que me identificava com a filosofia deísta. Acredito na Criaçã, na Natureza. O universo é a mais forte resposta do que costumamos chamar de Deus.Viver com a natureza, da natureza, pela natureza.E o que existe de real.

    ResponderExcluir
  2. O Deísmo é Sublime,Vou Fazer um Livro sobre o deísmo e vou provar que o deísmo tem resposta para tudo!e é a solução para os problemas do mundo!
    Eu Sou Alexandre de Andrade Historiador,filosofo,poeta, arqueólogo e Deísta!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto.

    Sabemos que a bíblia deísta dita no texto é metafórica, cabe a cada um de nós sendo deísta e dentro das definições propostas no texto “escrever” sua própria bíblia, só não podemos esquecer da essência filosófica que é o deísmo.

    Quando falo da filosofia deísta gosto de ratificar o que seja essa filosofia. O deísta tem o dever filosófico da compreensão da razão no sentido absoluto, ou seja, no contexto da razão nos cabe a humildade, compreensão, fraternidade, respeito, bons costumes.

    Não nos basta apenas dizermos deístas, na minha concepção devemos aplicar a filosofia de uma forma pessoal, porém benevolente. Quando o texto fala dos amados e queridos é isso que vejo como essencial dentro do deísmo, não nos cabe a imposição deísta, mas a informação, divulgação e ratificação do deísmo e isso só será possível no ambiente democrático do livre pensamento, inclusive daqueles dos quais possamos não concordar, mas que devemos compreender, por que se não, como poderíamos dialogar sobre? “O bom mentiroso é aquele que conhece a verdade”, Então não nos basta apenas confrontar, devemos compreender sobre o que estamos falando, para que possamos expor dentro do assunto a filosofia deísta.

    ResponderExcluir
  4. Passei 48 anos da minha vida, para descobrir que sou Deísta, depois de ter vivenciado várias religiões durante anos.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos, fui batizado quando criança na Igreja católica, aos 11 fui mormon, depois me tornei evangélico e até fiz teologia, em buscado conhecimento estudei sobre espírita, maçonaria ateismo, agnosticismo e cheguei a conclusão que sou um Deista..Fico muito feliz em saber que como eu existem vários outros em busca do conhecimento....fica aqui meu contato para troca de informações: infiniti.dimas "skipe", Dimas Vilela "facebook" ...Estou me sentindo um cego em tiroteio e preciso de algumas sugestões para leitura..Forte abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quase me descreveu... Tbm nasci numa família católica, passei um tempo na evangélica, descobrir e me identifiquei c a doutrina espírita, até começar a me incomodar com muitas coisas. Há uns dias comecei a analisar o agnosticismo, mas faltava muita coisa p eu me encontrar. Qdo foi ontem à noite eu me perguntei onde me encaixava, se teria um nome p né definir... Pesquisei e encontrei o Deísmo. Que alívio! Estou lendo tudo q posso p me inteirar sobre essa revelação, que estou simplesmente amando.

      Excluir
  6. Ensinamentos eternos estão por toda parte, basta perceber a harmonia do universo, o pulsar do coração, o inspirar e o expirar, o dia e a noite, o macho e a fêmea enfim a dualidade humana existente na razão e espirito...

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim parabenizar pelo blog! Excelente!
    Eu também sou deísta a mais de 30 anos e escrevi um livro que retrata sobre isso. Quem tiver interesse é só acessar:
    www.agbook.com.br/book/230230--Deismo
    Obrigado e sucesso para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite.
      gostaria de ler seu Livro, pergunto o que devo fazer para Adquirir o mesmo.
      Aracaju,13/01/2021
      João Pedro do Nascimento.

      Excluir
    2. João Pedro do Nascimento.
      Meu e-mail: zitonascimento8n@gmail.com

      Excluir
  8. eu não sei ao certo no que acredito, mas acredito que exista algo, um Deus, ou algo que não se pode dizer ser Deus e sim algo maior e existente ou não existente, acredito que os animais estão mais ligados ao '' paraíso '' e a '' Deus '' do que os humanos, acredito que as religiões são como um quebra cabeça que deve ser analisado e completado com todas as religiões juntas, acho que Deus é como uma ilha e as religiões são partes do mapa para esta ilha e para chegar a ilha temos que compreender o melhor possível o próximo e não se apegar as religiões, eu não sei ao certo oque estou falando mas se entenderem é bom, mas acredito também que se tiver um paraíso esse paraíso terá 99% de animais e 1% você, a verdade é que estou confuso ultimamente sobre este assunto, são tantas crenças que eu acabei aprendendo um pouco de cada e um pouco da história de algumas pessoas e acabei montando parte deste '' quebra cabeça '' ...
    para mim Deus não deve ser caracterizado, pois é DEUS!, acredito que ainda a muito a aprender sobre Deus e acredito que os humanos não devem se limitar a uma religião ou a religiões e viver em um ilusionismo ou fantasia otimista, a fé é real o Deus que religiões dizem existir pode ser falso, por isso acredito que Deus esta em cada um ou cada um tem seu Deus e sua fé dentro de si e ninguém pode tirar isso de você por que realmente existe alguma coisa ou alguém muito distante e fora de nossa compreensão no momento, acho que se nós sairmos da terra e civilizar outros sistemas e galaxias talvez com outros seres inteligentes possamos estudar suas crenças e talvez juntos entender melhor oque de fato pode ser ou é Deus,oque quero dizer é que nós temos nossas crenças neste planeta mas imagine as crenças de outro planeta universo a fora? podemos dizer que as religiões estão certas sobre Deus? não, não podemos até conhecer a história de outros seres inteligentes
    isso é oque passa pela minha cabeça quando penso em Deus

    ResponderExcluir
  9. Pessoal me e=indiquem livros que falem sobre a linha deita ou filosofos deistas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.