segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que é profundamente sagrado para você?



"A opinião pessoal deste artigo não reflete a opinião  de todos os integrantes deste blog e outros colaboradores da União Brasileira dos Deístas". 





Texto: Chuck Clendenen, reasonandspirit.com

Não estou necessariamente falando de religião. Estou a falar de coisas que nos movem, coisas que podemos sentir fortemente e visivelmente. Você não tem que ser parte de uma religião organizada ou mesmo acreditar em Deus para realizar algo de sagrado. O sagrado é o que tem direito a reverência e respeito. Há várias coisas que eu considero sagradas. Supremo entre estes é provavelmente o meu compromisso com a minha esposa. O que poderia ser mais sagrado do que amar e ter amor correspondido?

 Honra inclui muitas características humanas: honestidade e integridade, responsabilidade pessoal e compromisso, coragem e perseverança. Nenhum desses traços exigem religião, mas alguém que tem essas características como sagrado construiu uma base moral e ética tão forte quanto aquele construído por qualquer código religioso.

Nossos auto-evidentes direitos humanos - vida, liberdade e busca da felicidade - têm direito a reverência e respeito.Muitas pessoas têm as suas vidas para garantir e proteger esses direitos, e que os torna ainda mais sagrado.Nenhuma religião é necessária para defender seus próprios direitos e de todos. Ao contrário da crença popular, existem ateus nas trincheiras. Há agnósticos e outras pessoas não-religiosas em trincheiras também. Os religiosos não têm o monopólio da coragem e serviço.Sugerir outra coisa é um insulto.

O amor é sagrado. Como Robert Heinlein nos disse, o amor é aquela condição na qual a felicidade de outra pessoa é essencial para o seu próprio. Existem muitos tipos de amor, e todos são sagrados. No amor romântico nos conectamos espiritualmente para outra pessoa. Elevamos nossas almas e compartilhamos as partes mais íntimas de nós mesmos no relacionamento. A relação parental é baseada no vínculo da vida, dar e receber. Amor para os amigos é uma celebração de nossa liberdade de fazer nossas próprias escolhas e desenvolver os nossos próprios relacionamentos. Amor ao próximo nos dá a chance de demonstrar o nosso amor pelos outros e toda a humanidade. É um amor desinteressado que nos leva a serviço.

As memórias são muitas vezes sagrada para nós. Nossas lembranças de nossas relações com aqueles que reverenciamos são apreciadas como pedras preciosas que preservamos por toda a vida.

Nossos espíritos são sagrados. O que é o espírito humano? O espírito é a nossa essência. É o centro do nosso ser indomável. Para aqueles que se inclinam numa direção religiosa, o espírito é a alma. Para aqueles que insistem em viver em um mundo governado pela razão e racionalidade, o espírito é a, nossa consciência. Expandir a nossa consciência e a conexão com nosso eu mais profundo é um objetivo fundamental dos que são espirituais, mas não religiosos.

O que é profundamente sagrado para você? Sua palavra? Sua família? Suas crenças? Sua liberdade? Sua honra? Seu espírito? O que você reverência e respeita?

6 comentários em “O que é profundamente sagrado para você?”

  • 16 de agosto de 2011 23:24
    Finim Disse:

    Acho que pela primeira vez vou assinar embaixo, sem co-argumentar algo!
    Muito bom mesmo o texto!!!

    delete
  • 20 de agosto de 2011 15:15
    Cão Disse:

    Não poderia pensar em uma forma melhor de explicar do que está, muito bom, parabens.

    delete
  • 20 de agosto de 2011 16:35

    Eis q chega o tempo da necessidade de novos significados. Para aqueles, (eu tb), que não tem religião e cresceram com essas estruturas enraizadas, precisam esclarecer para si e para outros "o q é realmente sagrado."Parabéns!

    delete
  • 1 de setembro de 2011 23:57
    Marcos Disse:

    Excelente artigo, peço para fazeres uma visita ao meu blog, Saudações.

    delete
  • 26 de outubro de 2011 10:23
    Carla Lazzari Disse:

    faço das palavras do Finim, minhas
    "Acho que pela primeira vez vou assinar embaixo, sem co-argumentar algo!
    Muito bom mesmo o texto!!!"

    parabéns! muito bom!

    delete
  • 29 de abril de 2013 11:12

    Mais um belo texto, parabéns!

    Não há sequer uma palavra na língua portuguesa que tenha uma única definição. Nenhuma palavra é de fato relativa a algo ou coisa qualquer. Sagrado é o mesmo que venerável, inviolável, respeitável; transcendental...

    delete

Postar um comentário

 

[U.B.D] União Brasileira dos Deístas Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger