O que é profundamente sagrado para você?

"A opinião pessoal deste artigo não reflete a opinião  de todos os integrantes deste blog e outros colaboradores da União Brasileira dos Deístas". 




Não estou necessariamente falando de religião. Estou a falar de coisas que nos movem, coisas que podemos sentir fortemente e visivelmente. Você não tem que ser parte de uma religião organizada ou mesmo acreditar em Deus para realizar algo de sagrado. O sagrado é o que tem direito a reverência e respeito. Há várias coisas que eu considero sagradas. Supremo entre estes é provavelmente o meu compromisso com a minha esposa. O que poderia ser mais sagrado do que amar e ter amor correspondido?


 Honra inclui muitas características humanas: honestidade e integridade, responsabilidade pessoal e compromisso, coragem e perseverança. Nenhum desses traços exigem religião, mas alguém que tem essas características como sagrado construiu uma base moral e ética tão forte quanto aquele construído por qualquer código religioso.

Nossos evidentes direitos humanos - vida, liberdade e busca da felicidade - têm direito a reverência e respeito. Muitas pessoas têm as suas vidas para garantir e proteger esses direitos, e que os torna ainda mais sagrado.Nenhuma religião é necessária para defender seus próprios direitos e de todos. Ao contrário da crença popular, existem ateus nas trincheiras. Há agnósticos e outras pessoas não-religiosas em trincheiras também. Os religiosos não têm o monopólio do ''sagrado''. 


O amor é. Como Robert Heinlein nos disse, o amor é aquela condição na qual a felicidade de outra pessoa é essencial para o seu próprio. Existem muitos tipos de amor, e todos são sagrados. No amor romântico nos conectamos espiritualmente para outra pessoa. Elevamos nossas almas e compartilhamos as partes mais íntimas de nós mesmos no relacionamento. A relação parental é baseada no vínculo da vida, dar e receber. Amor para os amigos é uma celebração de nossa liberdade de fazer nossas próprias escolhas e desenvolver os nossos próprios relacionamentos. Amor ao próximo nos dá a chance de demonstrar o nosso amor pelos outros e toda a humanidade. É um amor desinteressado que nos leva a serviço.

As memórias são muitas vezes sagrada para nós. Nossas lembranças de nossas relações com aqueles que reverenciamos são apreciadas como pedras preciosas que preservamos por toda a vida.

Nossos espíritos são sagrados. O que é o espírito humano? O espírito é a nossa essência. É o centro do nosso ser indomável. Para aqueles que se inclinam numa direção religiosa, o espírito é a alma. Para aqueles que insistem em viver em um mundo governado pela razão e racionalidade, o espírito é a, nossa consciência. Expandir a nossa consciência e a conexão com nosso eu mais profundo é um objetivo fundamental dos que são espirituais, mas não religiosos.

O que é profundamente sagrado para você? Sua palavra? Sua família? Suas crenças? Sua liberdade? Sua honra? Seu espírito? O que você reverência e respeita?

Chuck Clendenen, 
reasonandspirit.com
Texto Autorizado

6 comentários:

  1. Acho que pela primeira vez vou assinar embaixo, sem co-argumentar algo!
    Muito bom mesmo o texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Não poderia pensar em uma forma melhor de explicar do que está, muito bom, parabens.

    ResponderExcluir
  3. Eis q chega o tempo da necessidade de novos significados. Para aqueles, (eu tb), que não tem religião e cresceram com essas estruturas enraizadas, precisam esclarecer para si e para outros "o q é realmente sagrado."Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, peço para fazeres uma visita ao meu blog, Saudações.

    ResponderExcluir
  5. faço das palavras do Finim, minhas
    "Acho que pela primeira vez vou assinar embaixo, sem co-argumentar algo!
    Muito bom mesmo o texto!!!"

    parabéns! muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Mais um belo texto, parabéns!

    Não há sequer uma palavra na língua portuguesa que tenha uma única definição. Nenhuma palavra é de fato relativa a algo ou coisa qualquer. Sagrado é o mesmo que venerável, inviolável, respeitável; transcendental...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.