Deuses ou manifestações do ego humano?

"A opinião pessoal deste artigo não reflete a opinião  de todos os integrantes deste blog e outros colaboradores da União Brasileira dos Deístas". 



Texto: Robson Nobre

Há correntes do deísmo que acreditam na revelação de Deus a todos os povos através das muitíssimas religiões que a humanidade já viu, seja no oriente ou no ocidente. Entretanto nesse ponto sinto em discordar dos meus camaradas. Não acredito que Deus tenha se revelado ao homem, e sim lhe ajudado a ser o que é hoje, o homem se fez e como tal ainda está a se fazer enquanto ser atuante da realidade,  Deus é algo insondável e talvez só a ciência chegue a Ele, e ainda assim vai demorar, a sua intervenção na humanidade é nula. Daí, a grande questão o que são os muitos deuses humanos que a humanidade construiu?

     Seja no politeísmo ou no monoteísmo, os deuses humanos mudaram muito, sempre se adequando a culturas e povos, os judeus criaram um deus nacionalista o que até hoje os instiga a massacrar outros povos em nome de uma terra que Jeová lhes deu, os indianos adequaram os deuses as castas que até hoje faz da Índia um antro de miséria humana, a china criou uma religião que dá vazão ao todo aquele autoritarismo “imperial”, os cultos africanos que a África nos deu e os gregos e romanos criaram deuses com sentimentos humanos que demonstram claramente como os deuses são “à imagem e semelhança dos homens.”

     Esses pequenos exemplos que demonstrei demonstram o quanto minha ideia é palpável, porém há um caso que me intriga e também me preocupa são o caso das religiões universais, aqueles que juram deter a “VERDADE ABSOLUTA” cristianismo e islamismo, essas duas religiões abraamicas muito forte em suas regiões e extremamente expansiva acreditam em um Deus absoluto que intervêm na humanidade, e apesar da laicização do mundo cristão em conseqüência de inúmeros fatores, ambas são opressoras a liberdade e emancipação humana, e mesmo o cristianismo tendo a mensagem do nazareno que, aliás, é muito respeitada pelos islâmicos, ambas adequaram seu deus, todo poderoso ao seu mundo.
   
Enquanto que o cristianismo foi romanizado, e alguns acreditam que seus textos foram lesados para se adequar ao império romano, o Islam também sofreu influência por onde passaram o que demonstra as muitas faces do deus unitário que os o velho Abrão nos legou sempre caracterizando deus a imagem e semelhança dos povos por onde passaram, os protestantes adequaram deus ao sistema econômico assim como os católicos com mercantilismo e o escravismo, entre outros casos.

      Diante do atual moralismo cristão no Brasil percebo quanto é contraditório a religião cristã por um lado vemo-la defender a propriedade privada e o capitalismo, fatores que tem nos desumanizado, e por outro ela defende a família e atacam homossexuais, contrariando a liberdade, laicidade e o amor (sociabilidade), que dizem tanto defender, diante disso vejo o quanto deus tem servido aos homens e seus interesses mais mesquinhos dizem adorar a deus, mas deus os serve mantendo as velhas elites parasitária religiosa e o domínio sob os homens simples de fé, acredito sim em Deus, dane-se o que você pensa, mas não em um deus interventor ou um deus que orando ele vai solucionar meus problemas, creio em Deus como força imanente da vida que deu o ponta pé inicial para a grandiosidade da vida, se ele tem noção do que fez eu não sei, mas que fez, fez.


3 comentários:

  1. Excelente texto,tenho comigo que estas duas religiões tem ajudado a fomentar o ódio e a guerra no mundo atual.
    Excelente texto,.

    ResponderExcluir
  2. achei simplesmente perfeito esse texto,diz tudo.as pessoas tenam maquiar Deus com essas religiões que se julgam verdadeiras,mas que na verdade são infundadas de verdade,e contêm muito mais aspectos sociais do que outra coisa.show!

    ResponderExcluir
  3. Duas palavras...

    POLÍTICA E CONVENIÊNCIA.

    Lembro-me, (dentro da história), do melhor exemplo político/religioso que tenho conhecimento, as discrepâncias entre Fariseus e Saduceus e todas as consequências que estas relações ainda hoje nos trazem.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.