Deísmo: Sobre o Deus, que possivelmente foi embora



 

"Deísmo rejeita todas as escrituras e dogmas religiosos criados por humanos falíveis, como fontes da verdade final. Em vez disso os deístas tentam evitar suposições injustificadas, e se concentrar no que é óbvio. O mundo da natureza é o lugar onde vivemos e respiramos e temos o nosso estar. Mas parece ser eterno, assim que alguém, ou alguma coisa, deve ter criado isso. Desde o Criador, quem quer que seja não mostrar-se diretamente a nós, não temos como saber o que Suas intenções foram. Assim, pois, como os dominantes em criaturas da terra devemos trabalhar juntos para tornar a nossa própria maneira como o mundo.  A filosofia do deísmo é baseado em uma única premissa: a de que algo pré-existente foi o Primeiro-Mover e transformou-o so salto para evoluir o seu próprio caminho através do espaço e do tempo. Esta inferência razoável não é um ponto fixo de fé, no entanto. é apenas um lugar conveniente para começar a nossa jornada filosófica, pois nos deixa livres para lidar com a realidade, sem cair na armadilha de conclusões lógicas derivadas de premissas questionáveis. "


  Não há nenhuma autoridade central que define crenças deístas e práticas, como é o caso - por exemplo - na Igreja Católica Romana. Assim, deístas variam consideravelmente em suas crenças. Um núcleo crença compartilhada por praticamente todos os deístas é que Deus criou o universo, estabeleceu suas leis naturais, "ferida-lo "e em seguida se desligou da criação. Alguns comentaristas se referem à deístas como acreditar em um Deus que age como um senhorio ausente.




  Dos Deistas, poucos acreditam que Deus ainda intervém nos assuntos humanos em raras ocasiões. No entanto, a maioria acredita que Deus é absolutamente transcendente. Deus não ouve ou responde as orações, Deus não interfere na natureza através da criação de milagres.
 


  Eles acreditam que os únicos caminhos para o conhecimento é a lógica do raciocínio.
 


  Eles respeitam partes dos textos sagrados das outras religiões, como a Tora, Escrituras Cristãs (Novo Testamento) e Alcorão. No entanto, eles acreditam que esses livros são errantes, pois elas foram escritas por seres humanos, não acredito que nenhum desses livros pode ser considerado infalível, inspirada por Deus ou a Palavra de Deus.
 


  Eles acreditam que os milagres não acontecem. O “mundo opera e auto-sustentável leis naturais do criador. "  Ou seja, o mundo continua a funcionar sob as mesmas leis que Deus inicialmente estabelecido.
 


  Eles não vêem Deus como uma entidade em forma humana. Deus não tem sentimentos humanos como amor, ódio, angústia, felicidade, etc
 


  Os deístas têm crenças diferentes sobre a natureza exata e atributos de Deus. Alguns acreditam que Deus não tem interesse em seres humanos e não podem mesmo estar cientes da nossa existência.
 


  Eles acreditam que não podem aceder a Deus por meio de qualquer religião organizada, conjunto de crenças, rituais, sacramentos ou outras práticas.
 


  Deus não escolheu um povo escolhido (por exemplo, judeus ou cristãos), a ser os destinatários de qualquer revelação especial ou presentes.
 





  Os deístas, geralmente negam a existência da Trindade, tal como concebido pelos cristãos. Eles geralmente vêem Jesus como um filósofo, rabino, professor e curador, mas não como o Filho de Deus. Suas crenças são semelhantes aos dos cristãos judeus - os cristãos movimentos inicial centrado em Jerusalém, liderada por Tiago, o irmão de Jesus.
 


  Eles acreditam que um sistema prático de ética e um código moral podem ser derivados da razão sem a necessidade de recorrer a revelações e os dogmas religiosos da igreja. A maioria dos deístas acreditam que os humanos são demasiado nobres para exigir inatamente sobrenatural coerção e ameaças de danação eterna para se comportar moralmente. 
 


  A maioria dos deístas ver Deus como tendo deixado atrás de sua criação. Assim, a oração não faz sentido para eles. No entanto, alguns oram para expressar seu agradecimento a Deus por suas obras. Esta última geralmente não pede privilégios especiais, ou tentar avaliar a vontade de Deus através da oração, ou pedir a Deus para fazer milagres.

 







2 comentários:

  1. Sou deísta e fiquei super de acordo com tudo dito!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Observação... A tradução do texto, ficou péssima.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.