Deísmo uma fé racional



Parece muito interessante a forma que os ateístas querem lidar com "Deus", as seguintes afirmações são: Como pode existir "Deus" em um mundo tão perturbador e injusto com leis absurdas levando em consideração a lei da sobrevivência? O interessante é que eles querem provar que uma força criadora não existe, a questão não é se ela é boa ou má e se estas ativas ou inativas então detonam os velhos teístas com suas teorias escritas dogmáticas e ritualísticas, mais quando então em discussão contra o deísta ou panteísta logo se perdem não estão acostumados com esse time de visão filosófica, e como sempre não provam nada além de dizerem que a Ciência é alma de tudo, sim concordamos claramente, até a onde se pode chegar a este ponto.

Podemos concluir que sim, mas existe algo além da racionalidade humana que não se pode explicar então chamamos de "Deus", mais seria "Deus" uma divindade? As maiorias dos ateus afirmam que os Deístas pensam desse modo, errado. A visão Deísta pode afirmar que seja a força motriz do universo ou um ser inteligente capaz de dar o poder de criação em ordem, e ainda os ateístas vem comparar o Deísmo com o Teísmo. Muitos acreditam no Big Bang? Claro. Séria interessante tudo acontecer tão por acaso sem nenhuma força, sem nenhuma iniciação inteligente capaz de seqüenciar ordens tão concretas. “Um dia desses vendo um documentário no Discovery vi que interessante, nosso planeta tem um tamanho adequado, uma composição química e uma distância do Sol conveniente para permitir o surgimento da vida”, bem como a quantidade de água em estado líquido. Apenas um detalhe: se a Terra estivesse 5% mais próxima do Sol, “continuamente teria o ‘efeito estufa’” e o homem não poderia sobreviver; e se estivesse 15% mais distante, “continuamente teriam glaciação” e, igualmente, o homem não suportaria. “Ambos os fatores são considerados irreversíveis” A órbita da terra está, portanto, no ponto exato para a vida humana. Os tipos de planetas num sistema podem também afetar o número de impactos,e assim desempenhar um papel inapreciável na evolução e manutenção dos animais. No caso da Terra, há sinais de que o gigante planeta Júpiter atua como um ‘pára-raios de cometas e asteróides’. ... Assim ele reduziu a freqüência de extinção maciças, e talvez seja esta uma razão especial de por que foi possível surgir e manterem-se em nosso planeta formas superiores de vida. Qual a freqüência de planetas do tamanho de Júpiter?”Então se os ateus ainda concordam que podem explicar totalmente pela Ciência o inexplicável, parabéns. Só gostaríamos que compreendessem verdadeiramente o que é o Deísmo, e não denegrissem a imagem como dogmáticos, rituálísticos ou adoradores de Divindade, porque não procuramos a necessidade de servir um Deus e sim a explicação como tudo aconteceu ate aonde podemos explicar e, além disso, fica a palavra "Deus". O papel do ateísmo ultimamente não é explicar tudo pela racionalidade? Então expliquem. Tem coisas que não se podem explicar e a ciência ate hoje não chegou e talvez vão chegar ao certo ponto de perceber que o ser humano é limitado demais.

Como disse antes, o que não se pode observar diretamente ou indiretamente, o ateísmo ignora. Coisas como a memória pode ter uma base na biologia, mas é seguro concluir que a biologia é só por aqui? Ninguém jamais viu uma emoção, ou uma lembrança, mas elas existem.

Por: Raphael Nascimento

Fonte: Revista Superiteressante





4 comentários:

  1. Um bom texto e cheio de fundamentos com BASE! sem mais.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM TEXTO...PENSAR NOS FAZEM DIFERENTES

    ResponderExcluir
  3. eu sou deista acredito ne um deus q me deu uma vida maravilhosa.q criou o ser humano,para se livre.deu a inteligencia para nos tornamos grandes humanos.eu nao acredito no deus da biblia.que me punira por eu nao seguir os passo se ir na igreja.por nao paga o dizimo e se o mundo ta assim[o homem fez chega a esse ponte,só na cabeça humana deixar um ser humano manda no outroentre papas.religisos fanaticos.eu nao consigo crer nisso.mas uma certeza eu tenho,eu creio ne um deus q nao me abandona.por mas errado q eu esteja.obs:eu era catolico antigamente mas os estudos q tiver de voltaire me ajudou muito a chega esse ponte meu de pensar.o mais importante tbm nao é questao de cresca ou religiao,mas acho o ate de tamos na terra ja temos uma grande missao.basta nos humanos sabemos o que é.a vida é bella se soubemos aproveita dela alias estamos nesse mundo para vivemos e semos livres.isso eu sei q deus me deu o livre arbitrio das minhas escolhas e o q mas importa pra mim é fazer o bem.espero te ajudado

    ResponderExcluir
  4. A natureza é uma exata, então tudo, inclusive nós, que pertencemos a essa natureza, somos exatos.

    Estas exatas dependem de outras proporções, a vida existe na terra, como pode existir em qualquer outro lugar, vai depender dos meios, principalmente orgânicos e genéticos.

    Por exemplo, água e fotossíntese, podem desencadear algumas variantes irrefutáveis e principalmente; plausíveis.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.