terça-feira, 5 de maio de 2015

A Origem das Espécies (Charles Darwin) - obra completa

Em síntese: "Origem das Espécies" constitui-se uma resposta de Darwin à Teoria das Criações Independentes, bastante difundida em seu tempo. Segundo esta, cada uma das espécies vegetais e animais havia sido criada diretamente por Deus, em tantos atos de intervenção sobrenatural quantos os casos de espécies surgidas ao longo do tempo e do espaço. Em lugar dessa hipótese, Darwin propõe a Teoria da Descendência com Modificações ou Teoria da Seleção Natural, de acordo com a qual - se quisermos interpretá-la em termos metafísicos - Deus haveria dotado a própria matéria de potência suficiente para, por si mesma e sob condições apropriadas, evoluir e formar as espécies vivas. Podemos resumir e estruturar isso num silogismo da seguinte forma:

*Premissa maior: Não se deve atribuir a uma intervenção sobrenatural aquilo que dispõe tanto de uma explicação natural quanto de indícios da validade dessa explicação.
*Premissa menor: Ora, dispomos de uma explicação natural para a origem das espécies, bem como de indícios da validade dessa explicação.
*Conclusão: Logo, urge ver a origem das espécies como um fato natural, e não sobrenatural.

"A Origem das Espécies" expõe essa explicação natural e cataloga os indícios da validade desta. Desde então, essa explicação e essa catalogação de indícios vem sendo continuamente incrementados e aperfeiçoados, sobretudo após o surgimento da Genética (desconhecida ainda no tempo de Darwin). É a todo esse complexo de explicações naturais das origens do mundo biológico, acompanhadas de indícios de sua validade, que vulgarmente se convencionou chamar de Teoria da Evolução (expressão, todavia, não usada por Darwin na presente obra).



A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Teoria da Seleção Natural 
ou 
Da Descendência com Modificações 

(Charles Darwin)


"A seleção natural é o maior guindaste de todos os tempos. 
Ela elevou a vida da simplicidade primeva 
às altitudes estonteantes de complexidade, 
beleza e aparente desígnio 
que hoje nos deslumbram..."
(Richard Dawkins)

SUMÁRIO:
(clique no título da parte desejada e será para para ela redirecionado)

.................................................

0 comentários em “A Origem das Espécies (Charles Darwin) - obra completa”

Postar um comentário

 

[U.B.D] União Brasileira dos Deístas Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger